A Zona Económica Especial Luanda-Bengo EP (ZEE EP) marcou presença na 10ª Conferência da Organização Mundial das Zonas Francas (WFZO), realizada no Dubai de 23 a 27 de Setembro de 2024, sob o tema “Zonas e as Estruturas Económicas Globais em Mudança – Desbloqueando Novas Formas de Investimento”.
De acordo com a nota enviado à FORBES ÁFRICA LUSOFONA, o evento de grande relevância reuniu cerca de 4 mil participantes, incluindo líderes globais, especialistas, instituições financeiras e autoridades de zonas econômicas e francesas. O objectivo principal da WFZO é promover a cooperação internacional, compartilhar boas práticas e fomentar o intercâmbio de conhecimento, maximizando o impacto econômico das zonas econômicas.
“A conferência incluiu encontros ministeriais, um marketplace de investimentos, seminários de liderança, reuniões do conselho da WFZO, painéis de discussão e sessões B2B, proporcionando amplas oportunidades de networking entre as diversas entidades presentes”, lê-se na nota.
A ZEE EP, enquanto membro activo da WFZO, destacou-se pelo seu papel na promoção de iniciativas que visam o desenvolvimento económico das zonas filiadas. Além de presidir o Comité de Filiação da WFZO, onde reformula o processo de adesão e atrai novos membros, a ZEE EP também é responsável pelo Escritório Regional da WFZO na África Austral.
Durante o evento, a ZEE EP foi distinguida com um prémio que regulariza o seu trabalho de excelência na região da SADC, reforçando a sua posição como ponto focal para as organizações de zonas francas na África Austral.