Naquela que é a sua primeira edição, os Globos Zap vão atribuir troféus a profissionais do canal ZAP VIVA, nas áreas da música e da televisão, votados pelo grande público e com apresentação de Pedro Nzaji.
Catarina Tavira, directora da unidade de negócio de televisão da ZAP, referiu, em conferência de imprensa, que esta iniciativa foi projectada há três anos e tem sido adiada por questões de logísticas.
“E um orgulho realizar este evento para prestigiar as duas categorias, a música e a televisão, e, mais importante do que isso, é conseguirmos produzir os Globos num momento tão difícil”.
Alerta ainda que estes profissionais trabalharam incansavelmente na realização de programas de entretenimento e shows musicais durante o confinamento, o que demonstra “o nosso compromisso individual de apoiar o Governo no sentido de manter com algum conforto emocional às nossas famílias em casa”.
As duas categorias serão votadas pelo grande público, sem excepção de países, e via telefone, sms e site do evento que estará on durante a próxima semana quando serão também conhecidos os nomeados que resultaram de uma sondagem elaborada pela Mira, empresa angolana de estudos de mercado.
A categoria da música será subdividida em seis subcategorias, nomeadamente, melhor grupo de música urbana, melhor grupo de música moderna/ tradicional, melhor cantor, melhor cantora, assim como melhor show ao vivo ZAP VIVA e também a melhor música do ano.
Já na categoria de televisão, serão prestigiados os melhores apresentadores do canal, nas categorias de melhor apresentador, melhor apresentadora, melhor repórter, melhor programa de entretenimento, melhor programa de actualidade e também o melhor programa de talentos.
Os Globos ZAP serão anuais, com mais categorias e profissionais de outras estações televisivas, acrescentou Jorge Antunes, director da Zap Estúdios. Por ora, o evento acontece sem plateia, mas com muitas surpresas pelo meio, garante a Zap, plataforma de canal de distribuição em português que chega a 5 milhões de casas.