Um investimento de mais de 2 milhões de dólares da Volvo à start-up israelita Spectralis vai permitir, em breve, o desenvolvimento da tecnologia head-up display nos carros da marca, que pretende alargar o campo de visão dos motoristas com realidade aumentada, anunciou a empresa.
A estratégia é desenvolver uma tecnologia inovadora, capaz de transformar o para-brisa do Volvo em um head-up display (HUD) que ampliaria o campo de visão do motorista com imagens em realidade aumentada.
Segundo os inventores da técnica, uma das chaves para o aprimoramento da ferramenta é uma solução chamada MLTC (sigla em inglês para “combinador fino multicamadas”), um novo tipo de “filme óptico” aplicável às superfícies transparentes de variadas formas e tamanhos.
Assim, seria possível, de acordo com a Volvo, a incorporação da película na parte frontal ou às janelas do carro para criar um amplo head-up display, uma projecção virtual de informações para o motorista.
A marca avança ainda que, uma configuração de para-brisa, por exemplo, a tecnologia da Volvo poderia cobrir a região inteira com o head-up display, sobrepondo objectos virtuais ao ambiente do mundo real para uma “experiência segura e envolvente”. Além disso, a ferramenta desenvolvida pela Spectralis também pode ser usada para câmaras frontais para cegos, sensores de cabine e projecções holográficas digitais, entre outros recursos.
“A Spectralics é uma empresa empolgante com uma tecnologia que oferece uma grande promessa”, segundo o director de produtos da empresa sueca, Henrik Green, em comunicado distribuído à imprensa. “Ao apoiar o seu desenvolvimento, podemos adiantar o potencial que os seus produtos podem ter nos futuros carros da Volvo”, garantiu ainda o gestor.
Embora a Volvo não tenha revelado quando a tecnologia para head-up display estará pronta, o investimento na Spectralis promete ser o início de uma parceria de longo prazo, sobretudo dado o facto de a empresa israelita ter as suas origens na Drive, uma incubadora de Goteburgo (Suécia) financiada pela fabricante desde 2017.
“Este investimento é o resultado da nossa bem-sucedida colaboração com o MobilityXlab [projeto que deu origem à Spectralis] e a Drive, e aprofunda o nosso relacionamento com esses parceiros de inovação”, explicou Lee Ma, chefe da Volvo Cars Tech Fund, braço de investimento de risco da empresa.