Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística local, Cabo Verde registou um aumento de 71% no volume de negócios nos serviços, durante o primeiro trimestre deste ano, face ao período homólogo de e 2021.
Se comparado com o último trimestre de 2021, diz o INE, nos três primeiros meses do ano em curso, o índice de volume de negócios nos serviços aumentou 7,5%.
As restantes secções apresentam uma contribuição de 8,6 pontos percentuais (pp) para a variação do índice. As secções comércio por grosso e a retalho, reparação de veículos automóveis e motociclos, transportes e armazenagem e de alojamento e restauração foram as que tiveram contributos mais relevantes para a variação do índice agregado.
Em relação ao emprego, entre Janeiro e Março de 2022, os índices nos serviços a tempo integral e total apresentaram uma variação homóloga de 11,1% e 13,6%, respetivamente. Já as remunerações brutas registaram um aumento de 23,0% em termos homólogos e em termos trimestrais cresceu 15,9%. ´
Esta análise do Instituto Nacional de Estatística cabo-verdiano exclui, segundo a Lusa, as actividades de serviços financeiros, seguros e de imobiliárias.
O estudo em causa tem como objectivo proporcionar indicadores de evolução a curto prazo, em termos nominais ou preços correntes, da actividade das empresas do sector dos serviços mercantis não financeiros das variáveis acima indicadas.
Pedro Mbinza