O volume de negócios do sector dos serviços em Cabo Verde registou um aumento de 15,9% no terceiro trimestre do ano em curso, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do relatório trimestral sobre os Indicadores de Actividade do Sector dos Serviços do Instituto Nacional de Estatística (INE) local.
Para já, os indicadores compilados pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA Lusófona a partir do site do INE cabo-verdiano dão conta que, em termos trimestrais, o índice de volume de negócios nos serviços aumentou 15,6%, registando um acréscimo de 6,4 pontos percentuais (pp), face ao trimestre anterior.
De acordo com o relatório trimestral sobre os Indicadores de Actividade do Sector dos Serviços, as secções de comércio por grosso e a retalho 7 pp, reparação de veículos automóveis e motociclos (2,1pp) e transportes e armazenagem e de alojamento e restauração (5,2 pp) são as que apresentaram contributos mais relevantes para a variação do índice agregado.
“As restantes secções apresentam uma contribuição de 1,6 pontos percentuais para a variação do índice”, indica o documento.
No período em análise, o INE constatou ainda que os índices de emprego a tempo integral e total registaram quedas homólogas de 10,1 % e 10,4%, respectivamente. Enquanto isso, o índice de remunerações brutas registou uma diminuição de 11,8% em termos homólogos, diz a instituição.
Os Indicadores de Actividade do Sector Serviços (IASS) tem por finalidade proporcionar tendências da evolução a curto prazo em termos nominais, isto é, a preços correntes da actividade das empresas do sector dos serviços mercantis não financeiros, de variáveis como o volume de negócios, emprego e remuneração.