O nível geral de preços voltou a subir em Moçambique no mês de Abril último. Trata-se de uma subida da inflação anual para 3,26%, depois de situar-se em 3,03% em Março e 4% no mês de Fevereiro.
O aumento do custo de vida, no mês passado, é explicado, em grande parte, pela subida dos preços dos produtos alimentares, com destaque para as frutas e os vegetais.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), precisamente, as divisões de Educação, Restaurantes, Hotéis, Cafés e similares, bem como de Alimentação e Bebidas Não Alcoólicas foram as que tiveram maior subida de preços, ao aumentarem na ordem de 10,52%, 5,63% e 5,28%, respectivamente.
Mais uma vez, a cidade de Quelimane, na província da Zambézia, foi a que registou a maior subida de preços (5,39%), seguida de Xai-Xai (4,71%), na província de Gaza.
Concretamente, no mês passado, subiram os preços da alface, cebola, couve, do peixe seco, do feijão manteiga, da farinha de milho (bastante consumida no país) e dos sapatos para crianças.
*Rodrigo Oliveira