A ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, empossou na passada Quarta-feira, 28, em Luanda, os novos responsáveis, recentemente nomeados, para funções de direcção e chefia, no contexto de um processo de movimentação de quadros, tendo em vista uma melhoria da performance do sector.
Dirigindo-se aos empossados, Vera Daves de Sousa agradeceu a disponibilidade, ao mesmo tempo que solicitou “empenho, espírito de serviço e capacidade de trabalho em equipa”, em prol de uma melhor performance das Finanças Públicas.
“Temos direito à vida privada, mas devemos ter o bom senso e estar disponíveis para apoiar e antecipar as soluções. Apelo à responsabilidade e integridade de cada um de vós para que vivam orgulhosamente do vosso trabalho. De modo que, peço que durmam e acordem sempre a pensar em formas de capitalizar a actividade deste Ministério, com espírito de missão para ajudar Angola a crescer”, apelou.
De acordo com uma nota publicada no website do Ministério das Finanças (MINFIN), Marlon Roberto Varela de Lima foi empossado como novo director nacional do Tesouro e Rafael Lopes Carquejo como novo director Nacional do Investimento Público.
Manuel António Freire passa para director do Gabinete Jurídico e Hermenegildo Kosi tomou posse como director do Gabinete de Recursos Humanos. Polonga Guimarães é a nova directora do Gabinete da Ministra das Finanças e Maria Carlota Van-dúnem a nova secretária-geral deste departamento ministerial. Por seu turno, Adilson Sequeira, Cláudia Pinto e Saidy dos Santos Fernando foram empossados como consultores da Ministra das Finanças.
Tomaram igualmente posse a nova directora nacional do Património de Estado, a directora-geral do Serviço Nacional da Contratação Pública (SNCP) e os directores-adjuntos do SNCP e da Unidade de Gestão da Dívida Pública, respectivamente Sónia Guilherme, Lígia Vunge, Osvaldo Ngoloimwe e Júlia Silva. Os directores dos Gabinetes dos Secretários de Estado, seus consultores e alguns chefes de Departamento foram também empossados.
De recordar que Ottoniel dos Santos e Juciene Cristiano de Sousa são os secretários de Estado para as Finanças e Tesouro e do Orçamento e Investimento Público respectivamente, nomeados recentemente em Decreto Presidencial, pelo chefe do Governo, João Manuel Gonçalves Lourenço.