Se tem pelo menos três filhos, já está a contribuir para a reposição da população e e significa que tem uma família numerosa. Mas, entre as alegrias, há também desafios, como o de transportar toda a gente num só automóvel. As famílias numerosas são ainda uma minoria em Portugal. Apenas 4 em cada 100 famílias tem três ou mais filhos. Mas se representam menos de 5%, a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas revela que são responsáveis por cerca de 16% da população jovem no país. E as férias da Páscoa estão à porta, a família arranja-se para viajar, mas o carro está cheio e ainda sobram pessoas no exterior.
Entre as alegrias de uma família numerosa, há também desafios, como o de transportar toda a gente num só automóvel.
Para não causar um divórcio temporário, com pai e mãe cada um no seu automóvel a transportar a sua família numerosa, as opções são várias. Genericamente, estão concentradas em monovolumes de sete lugares, como o “português” Volkswagen Sharan, ou em diversos modelos de inspiração todo-o-terreno, dos puristas mais rudes nas formas, como o Toyota Land Cruiser, aos bem-apessoados SUV, sejam os convencionais a gasolina e gasóleo, ou o eléctrico e o híbrido – opções em que, com sete lugares, são únicos no mercado o Tesla Model X e o Volvo XC90, respectivamente.
A FORBES de Abril fez uma selecção de bólides familiares e escolhemos um trio que, cada um à sua maneira, é único no mercado para as famílias que procuram mais do que um meio de transporte.