Pela primeira vez, o anúncio dos vencedores da 19.ª edição do Oceanos – Prémio de Literatura em Língua Portuguesa, criado no Brasil e que anualmente escolhe os melhores trabalhos literários publicados em língua portuguesa, acontecerá em Moçambique.
O anúncio dos vencedores terá lugar no dia 09 de Dezembro, em Maputo, num evento transmitido em tempo real pelo YouTube do Oceanos.
Para esta edição, foram apurados para a final três escritores portugueses, moçambicanos e quatro brasileiros. Alexandra Lucas Coelho, com “Líbano, labirinto”, Djaimilia Pereira de Almeida, com “Maremoto”, e José Gardeazabal, com “Quarentena – Uma história de amor”, representam Portugal entre os finalistas deste ano.
Já os autores moçambicanos seleccionados para a fase final do Oceanos são João Paulo Borges Coelho, com “Museu da Revolução”, Pedro Pereira Lopes, com “O livro do homem líquido” e Teresa Noronha, com “Tornado”.
A lista também conta com os autores brasileiros Micheliny Verunschk, que concorre com “O som do rugido da onça”, Maria Fernanda Elias Maglio, com “Quem tá vivo levanta a mão”, Ana Martins Marques, com “Risque esta palavra”, e Tatiana Salem Levy, com “Vista Chinesa”.