Um protocolo entre a rede de telefonia móvel Unitel e a Empresa Interbancária de Serviços (Emis) vai permitir que os utilizadores do serviço de banca digital ‘Multicaixa Express’ passem a aceder ao aplicativo sem custos com a internet, possibilitando consultas de saldo, transferências e descargas dos comprovativos das operações.
A iniciativa foi tornada pública esta Sexta-feira, 10, no website do Banco Nacional de Angola (BNA), órgão regulador do sistema bancário angolano, que enquadra a facilidade no âmbito da implementação efectiva da nova Lei do Sistema de Pagamentos do país, bem como da regulamentação complementar sobre a “prestação cómoda, segura e eficiente”, de serviços de pagamentos.
Com a missão de contribuir para a massificação do pagamento electrónico em Angola e para a eficiência geral do sistema de pagamentos local, a Emis qualifica o acordo como “um alto patrocínio” da operadora Unitel, que consolida assim a efectivação do Multicaixa Express, dois anos após o seu lançamento oficial.
“Neste contexto, a Emis anuncia ter obtido o alto patrocínio da UNITEL, permitindo que o Canal Multicaixa Express passe a estar disponível sem consumo de dados móveis de telecomunicações para os utentes da sua rede”, lê-se na nota do banco central que dá conta desta facilidade.
Até Quinta-feira, 9, os utilizadores do serviço pagavam pelo acesso à plataforma, custos que variavam de acordo com o tempo, funções e descarga de comprovativos das operações. Assim, com isto, já não é necessário as também designadas Unidade Tarifária de Telecomunicações (UTT).
Sobre o Multicaixa Express
Lançando em finais de Abril de 2019, o aplicativo interbancário de pagamentos que resulta da associação de vários cartões Multicaixa ao número de telemóvel, permite que os seus utentes possam efectuar pagamentos de vários serviços como carregar o telemóvel, pagar facturas, pagar subscrição de televisão e internet, comprar bilhetes de avião, recargas de energia, ao mesmo tempo que permite consultar saldos e movimentos, fazer transferências e pedidos de levantamento sem cartão.
Para adesão do serviço, aos clientes é exigido que, primeiramente, se faça a associação de cada cartão Multicaixa ao número do telemóvel, utilizando para o efeito os Caixas Automáticos (CA) da Rede Multicaixa. Em seguida, descarregar a aplicação MCX Express na Play Store ou Apple Store e posteriormente entrar na aplicação com os dados que obteve no CA e na mensagem SMS recebida e depois entrar na aplicação com os dados que obteve no CA e na mensagem SMS recebida.