A 4ª edição do FESTIPUP 2024, reconheceu há dia, em Luanda, a excelência de dezenas de profissionais de publicidade, marketing e comunicação institucional dos países lusófonos em África.
No evento, o grande Prémio FESTIPUB 2024 foi atribuído à Unitel, com a campanha “Havemos de vencer”. A Gala de Premiação segundo uma nota enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, reconheceu com prémios Bronze, Prata, Platina e Ouro os profissionais, campanhas e trabalhos que se destacaram entre as mais de 300 candidaturas recebidas
A atribuição dos prémios encerrou os três dias do maior festival do sector nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), que incluiu o ciclo de conferências gratuito, FestiTalks, num evento que contou com a parceria do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS).
“O 4º FESTIPUB reconheceu o melhor da publicidade, marketing e comunicação dos PALOP. E, passou por Luanda nos últimos dias. A fechar o FESTIPUP 2024, que começou na passada Quinta-feira [21 de Novembro], lê-se no comunicado enviado à FORBES.
Destaque também para o galardão “Agência do Ano”, atribuído à Agência Golo, de Moçambique, que arrebatou um total de 14 prémios em diferentes categorias, entre os quais Digital e Social Media (Campanha de Influenciadores) – Vodacom – 20 anos, Filme e Vídeo (Anúncio para TV, Cinema e Digital) – Compal 70 anos, ou Craft (Fotografia e Ilustração) – BCI Datas Comemorativas 2023.
Desde a sua criação, em 2021, refere o documento, o FESTIPUB tem desempenhado um papel fundamental no impulso ao mercado publicitário e da comunicação, em cooperação com o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social de Angola.
“O festival foi criado com o objectivo de promover a excelência da criatividade na comunicação empresarial, premiando anunciantes, agências, produtoras e estúdios cujos trabalhos impulsionam, de ano para ano, o mercado publicitário e da comunicação em geral nos PALOP”, explica a nota.
*Napiri Lufánia