A Unicargas, operadora de transporte e logística de Angola, vai beneficiar de um programa de reabilitação e modernização por parte da empresa AD PORTS GROUP, dos Emirados Árabes Unidos, como resultado de um termo de compromisso fechado entre os dois países.
Num comunicado da Presidência da República a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso, o Governo angolano informa que foram assinados na passada Terça-feira, 17, em Abu Dabhi, três acordos que vão ampliar e reforçar a cooperação entre a Angola e os Emirados Árabes Unidos, no âmbito da missão oficial que o Presidente João Lourenço cumpriu naquele país.
O documento avança que o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, assinou o acordo que liga o seu sector à empresa MASDAR, ao abrigo do qual esta última produzirá em Angola um volume de energia de até 2 Gigawatts, sendo que numa primeira fase serão produzidos 500 Megawatts.
O comunicado indica ainda que o ministro angolano dos Transportes, Ricardo d’Abreu, assinou também, em nome do Estado angolano, um instrumento jurídico com a ABU DHABI PORTS COMPANY que vai assegurar uma cooperação mais estreita e troca de informações nas áreas de cooperação já estabelecidas.
A AD Ports Group, que vai modernizar a angolana Unicargas, actua como o principal facilitador de logística, indústria e comércio da região, bem como uma ponte que liga Abu Dhabi ao mundo. O Grupo opera um portfólio integrado de cidades económicas e zonas francas, portos, logística, serviços marítimos e digitais.