O grupo carnavalesco “União Recreativo do Kilamba” é o vencedor, na classe A, do Carnaval de Luanda, edição 2023, arrebatando assim o prémio de 5 milhões de kwanzas (9,8 mil dólares), de acordo com os dados divulgados nesta Quarta-feira, 22, pelo corpo de jurado.
A classe B, de adultos, foi vencida pelo grupo “União Operário Kabocomeu”, do Sambizanga, enquanto na classe C, infantil, o grupo “Nzinga Mbandi” arrebatou o título, com a dança Cabecinha.
Completam o ‘Top 5’, da classe A, os grupos “Uniao Jovens da Cacimba” (2º classificado), “União Kiela” (3º), “União Nzinga Mbandi” (4º) e “União povo da Quissama”, na 5ª posição.
Já na Classe ‘B’, o grupo “União Operário Kabocomeu”, ao ser declarado vencedor, regressa à classe A na edição de 2024 do Carnaval de Luanda. Na classe B, atrás do vencedor ficaram o “União os Petroliferos” (2º classificado) e “Uniao Estrela do Cazenga”, 3º classificado.
Enquanto isso, na classe C, infantil, o grupo “Nzinga Bandi”, vencedor com a dança “Cabecinha”, superou 15 outros concorrentes, dos quais, os “Cassules Amazonas do Prenda” quedou-se no 2º lugar, seguindo-se os “Cassules Café de Angola” (3º lugar), “Cassules dos Jovens da Cacimba” (4º lugar) e “Cassules dos Petrolíferos”, no quinto lugar.
De lembrar que o Carnaval regressou este ano à nova marginal de Luanda, depois de dois anos de ausência, devido as medidas impostas pra conter a propagação da Covid-19.
*José Zangui