A União Europeia (EU) felicitou o novo Governo de São Tomé e Príncipe, que tomou posse na Segunda-feira, 14, tendo afirmado que deseja um “aprofundamento da parceria” com o país lusófono.
“Parabéns Patrice Trovoada, novo primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, pela nomeação do novo Governo”, escreveu o Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, numa publicação na rede social Twitter, destacando que aguarda “com espectativa” o aprofundamento da parceria do bloco com o país.
Onze ministros, entre eles quatro mulheres, constituem o novo Governo de São Tomé e Príncipe, que tomou posse na Segunda-feira, numa cerimónia que decorreu na capital do país.
Patrice Trovoada pediu “concentração máxima” aos membros do seu Governo e aos agentes públicos para resolver vários problemas, da economia à saúde, depois de denunciar a “decadência” do país.
O líder da Acção Democrática Independente (ADI) assume pela quarta vez o cargo de primeiro-ministro, depois de 2008, 2010-2012 e 2014-2018.