Depois de refutar o nome de Hélio Vaz de Almeida para o cargo de próximo Primeiro-Ministro, Carlos Vila Nova acabou por aceitar um dos três nomes propostos posteriormente pelo ADI.
Ilza Maria dos Santos Amado Vaz é a nova chefe do Governo. Formada em Direito pela Universidade de Ciências Sociais, em Toulouse, foi directora das ALfândegas entre 1999 e 2016, ano em que assume pela primeira vez a pasta da justiça no governo de Patrice Trovoada. Em 2022 volta a integrar o Executivo na qualidade de ministra da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos.
Recorde-se que esta semana Carlos Vila Nova demitiu Patrice Trovoada por “falta de lealdade e respeito à Instituição; recorrente inexistência de contactos pessoais entre o Governo, na pessoa do Primeiro- Ministro e o Presidente da República; celebração de contratos e acordos internacionais, sem conhecimento prévio do Presidente da República; citando os casos da Turquia e Venezuela; associar o nome do Presidente da República à Concessão do porto; e não partilhar contratos assinados com empresas; a título de exemplo o caso da Enapor, Emae e Enasa, mesmo quando solicitados por escrito.”
Vila Nova afirmou ainda que não existe nenhuma agenda da sua parte a não ser o maior interesse que São Tomé e Príncipe.