A União Europeia (UE) vai disponibilizar 2,7 milhões de euros para financiar três novos projectos de turismo sustentável em áreas protegidas de Cabo Verde. A iniciativa faz parte do Programa Temático para Organizações da Sociedade Civil e reforça o compromisso daquele organismo com o desenvolvimento sustentável do turismo no país.
A delegação da União Europeia em Cabo Verde destacou, em comunicado, que o financiamento visa apoiar directamente organizações da sociedade civil e parceiros, promovendo a colaboração entre sectores público e privado para a diversificação do turismo. Os projectos serão implementados em Santo Antão, São Nicolau e Fogo.
Segundo a Lusa, as entidades responsáveis pela execução dos projectos são a Associação Amigos da Natureza, em Santo Antão, a Associação de Desenvolvimento do Património de Mértola, presente em Santo Antão e São Nicolau, bem como a COSPE, que actua na ilha do Fogo.
O comunicado também relembra a assinatura, em 2021, da Convenção de Financiamento de Apoio Orçamental 2021-2024, no valor de cerca de 18 milhões de euros, que tem como objectivo apoiar o Governo de Cabo Verde na realização das metas de erradicação da pobreza extrema até 2026 e assegurar que 50% da matriz energética do país seja proveniente de fontes renováveis até 2030.