O canal televisivo TV Zimbo, que tem vindo a liderar o ranking de canais assistidos habitualmente pelos angolanos, está agora disponível em exclusivo na operadora NOS, na posição 193.
O acto de lançamento e apresentação do canal decorreu nesta Quinta-feira, em Lisboa, e a emissão do canal será feita a partir de Luanda (Angola), contando com o quadro de jornalistas e outros colaboradores que integram a TV Zimbo em Angola.
Entretanto, segundo explica uma nota, serão transmitidas, na TV Zimbo, 15 horas de produção diária de conteúdos inéditos, nomeadamente sete horas de informação, jornais e programas informativos, e oito horas de entretenimento.
Falando no acto de lançamento, o presidente do Conselho de Administração da TV Zimbo, Paulo Julião disse que a televisão que dirige quer chegar onde estão os angolanos, lembrando que Portugal é o terceiro país do mundo com maior comunidade angolana.
“Segundo dados oficiais das autoridades de Angola, residem em território português mais de 410 mil angolanos, pelo que queremos levar a nossa televisão junto desta população. Além disso, queremos também promover a nossa televisão junto dos falantes da língua portuguesa”, assegurou.
Nesta primeira fase, de acordo ainda com o PCA, os programas serão gravados a partir de Angola, sendo que estão a equacionar a possibilidade de vir a ser produzido um programa a partir de Lisboa, a retratar a vida dos angolanos residentes em Portugal.
O presidente do Conselho de Administração da TV Zimbo ressaltou ainda que, em termos de audiência, pretende atingir o “maior número de angolanos e falantes da língua portuguesa, residentes em Portugal.
“Queremos levar Angola e uma informação diferenciada, rigorosa, precisa e responsável aos angolanos que residem em território português”, reforçou.
O canal TV Zimbo foi criado e lançado no mercado angolano a 14 de Dezembro de 2008, num investimento de aproximadamente 20 milhões de dólares, tendo sido o primeiro canal de televisão privado em Angola.