Realizou-se nesta Quarta-feira, 13, o primeiro voo da Turkish Airlines, entre Istambul e Luanda, numa aeronave A330-200, no âmbito de um acordo de partilha entre a companhia turca e a angolana TAAG.
Ao voo inaugural, efectuado hoje, junta-se já nesta Sexta-feira, 15, uma segunda frequência que parte da capital angolana.
Para as duas ligações, a Turkish Airlines deverá usar uma aeronave do tipo Airbus com capacidade para 250 passageiros – 22 em classe executiva e 228 na económica, segundo uma nota do Ministério angolano dos Transportes (MINTRANS) a que a FORBES teve acesso.
As duas frequências semanais entre os dois países, diz o MINTRAS, respondem assim a cooperação no domínio dos transportes aéreos ao abrigo de um Acordo Bilateral de Serviços Aéreos, assinado entre os governos dos dois países no dia 27 de Julho deste ano, na capital turca, Ancara.
“A relação entre os dois países neste domínio decorre de um Memorando de Entendimento entre as autoridades aeronáuticas de Angola e da Turquia, assinado em Istambul, em Fevereiro de 2014, acrescenta o documento. O memorando permite igualmente a TAAG o direito de operar até duas frequências semanais de serviço de passageiros, utilizando qualquer tipo de aeronave.
O comunicado do Ministério dos Transportes explica que nos termos do referido acordo, as autoridades turcas designaram a Turkish Airlines para a exploração de serviços aéreo entre os dois países, tendo a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovado o programa de dois voos por semana.