A operadora de telefonia móvel Unitel, no âmbito da sua estratégia de suporte às empresas e à inclusão digital em Angola, está a apoiar a empresa angolana de entregas de encomendas ao domicílio, Tupuca, na expansão dos seus serviços à província de Benguela, onde começa a operar a partir desta Terça-feira.
Fundada em 2016 por Erickson Mvezi, a plataforma Tupuca, que permite ao usuário fazer encomendas e beneficiar de entregas, pioneira no serviço de e-commerce em Angola, permite o atendimento de pedidos em várias lojas, restaurantes, farmácias e supermercados, focados em B2B e B2C.
A parceria entre as instituições está a ser efectivada através da área de negócios da Unitel dedicada às empresas que oportunamente souberam desenhar uma solução que permitirá aos jovens aderir e estar conectados a era do empreendedorismo em massa.
“Esta parceria vai permitir que com o arranque da operação o cliente possa fazer tracking da encomenda e estar em contacto com o entregador. Além disso, permitirá também que mais jovens que queiram prestar este tipo de serviços venham a ter acesso a um Kit virado para os mesmos”, avançou em comunicado o director de marketing e negócios da Unitel, Teodoro Fernandes.
Com esta parceria, a partir do aplicativo da Tupuca, os benguelenses poderão solicitar as suas encomendas em vários estabelecimentos ligados à restauração e similares e os motoboys, conhecidos como “Tupuquinhas”, levarão o produto até à casa do cliente, no local de trabalho ou em outro lugar acessível.
Por sua vez, o fundador da Tupuca, Erickson Mvezi, explica que a empresa pretende continuar a apostar na melhoria dos serviços de e-commerce, ajudar no crescimento de negócios B2C e B2B, apoiando-os nas entregas de encomendas à porta de cada cliente. Acrescentou que a ideia surge como forma de contribuir para o distanciamento social que actualmente se impõe, tendo em conta à pandemia.
“Uma nova porta foi aberta para melhorar a vida dos angolanos, neste caso dos benguelenses. Queremos apostar na melhoria de serviços de e-commerce, ajudar negócios a crescerem, apoiando o mercado nas suas encomendas entregues à porta da sua casa”, considera Erickson Mvezi.
Mais 100 novos postos de trabalhos à vista
Com o início das operações em Benguela, o CEO da Tupuca prevê que se venham a criar entre 50 a 100 novos postos de trabalho directos, destinados, numa primeira fase, aos jovens locais. “Trata-se de uma nova porta aberta para melhorar a vida dos residentes daquela província portuária”, diz.
Para além de Benguela, Erickson Mvezi disse à FORBES que a empresa pretende expandir os seus préstimos para as demais províncias do país, apontando o Huambo como a próxima.
Actualmente a empresa dispõe de mais de 300 motoboys, 300 contas de parceiros activas, 200 mil usuários, mais de 600 mil entregas realizadas, 500 lojas activas, acima de 400 empregos garantidos e vendeu mais de 1 milhão de itens através da sua aplicação.