Apesar das restrições impostas pela pandemia da COVID-19, os negócios entre a China e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) continuam a acontecer, pelo que o país asiático tem reforçado as suas parcerias económicas e de investimentos com os lusófonos, segundo o Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre ambos.
Os dados mais recentes dos Serviços da Alfândega da China, divulgados neste final de semana, revelam que as trocas comerciais entre a China e os Países de Língua Portuguesa de Janeiro a Março de 2021 chegaram aos 38,4 mil milhões de dólares, um aumento de 20,41% face ao período homólogo do ano passado.
As importações da China à CPLP atingiram os 25,2 mil milhões de dólares, mais 8,8%, enquanto as exportações para a lusofonia se cifraram nos 13,2 mil milhões de dólares, um crescimento de 51,1%, quando comparado com igual período de 2020.
O cenário de negócios tem melhorado mês após mês, sendo que diferente de Abril do ano em curso, em Março as trocas comerciais atingiram um ponto alto, chegando aos 13,4 mil milhões de dólares, um aumento de 13,3% face ao mês anterior. No mês de Março do ano em curso, as importações feitas pela China à CPLP estiveram avaliadas em 9,1 mil milhões de dólares, um aumento de 16,3% face a Abril, de acordo ainda com dados da alfandega. Já as exportações da China para os Países de Língua Portuguesa, no mesmo mês, foram de 4,3 mil milhões de dólares, o que representa um crescimento de 7,2%, se comparado com Abril.