O saldo da balança comercial entre Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) mais do que duplicou no primeiro trimestre do ano em curso, ao crescer 141% para 323,6 milhões de euros, desempenho impulsionado pelo aumento das relações com Angola, de acordo com dados do Comércio Internacional, compilados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo o INE, o saldo da balança comercial tinha sido positivo para Portugal em 131,7 milhões de euros, nos três primeiros meses de 2020, tendo registado um crescimento no primeiro trimestre deste ano, depois de as trocas comerciais com Angola passarem de negativas para positivas.
Portugal exportou, no primeiro trimestre do ano passado, bens avaliados em 224 milhões de euros. No entanto, o volume de importações foi de 242 milhões de euros, o que resultou num saldo negativo de cerca de 20 milhões de euros.
O cenário alterou-se de forma substancial nos primeiros três meses deste ano, já que Portugal comprou bens angolanos no valor de apenas 6,7 milhões de euros. E exportou mercadorias avaliadas em 197 milhões de euros. Feitas as contas, de acordo com o INE, o saldo da balança comercial passou de um saldo negativo de 18,1 milhões para 190 milhões de euros positivos.
O desempenho foi positivo para Portugal no relacionamento com todos os outros países.