A SODIAM – Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola – anuncia que a Trans Atlantic Gem Sales vai realizar, em Luanda, no dia 10 de Outubro deste ano, um leilão online de pedras especiais.
As sessões de visualização irão decorrer de 03 a 10 de Outubro de 2023, nos escritórios-sede da SODIAM, na capital angolana, e o processo de licitação que será feito apenas de forma electrónica, encerra a 11 de Outubro pelas 10h00.
“Este leilão é direccionado à clientes registados na base de dados da SODIAM e que tenham expertise na comercialização de pedras especiais, sendo que os lotes irão incluir um total de 38 pedras: Sete pedras especiais de +10.80ct da produção do Lulo; 8) Oito pedras especiais de +10.80ct da produção do CATOCA; Uma pedra especial de +10.80ct da produção do Somiluana; Três pedras especiais de +10.80ct da produção do Luele e Dezanove pedras especiais de +10.80ct da produção do Kaixepa”, lê-se num comunicado a que FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso.
Do lote destas 38 pedras, destacam-se uma de 180 quilates ,do Lulo, e duas pedras rosa, do Lulo e Somiluana.
No comunicado, a SODIAM avança que um pacote de participação detalhado será fornecido posteriormente aos participantes convidados.
Em 2022, a SODIAM exportou cerca de 9,2 milhões de quilates em bruto por um valor total de cerca de dois bilhões de dólares, correspondendo a um preço médio de 214 dólares, posicionando Angola como o terceiro maior produtor mundial de diamantes em bruto em termos de valor.