As Pequenas e Médias Empresas (PME) Technoplus, MOBI e Papers & Services-Infotech são as vencedoras concurso “Acelere o Seu Negócio”, promovido pelo Standard Bank, em Moçambique, com várias categorias.
À empresa vencedora da primeira categoria, Technoplus, coube o prémio de dois milhões de meticais. Por sua vez, a vencedora da segunda categoria, MOBI, ficou com sete milhões, enquanto a Papers & Services – Infotech arrecadou nove milhões de meticais, como vencedora da terceira categoria da competição.
As três empresas vencedoras vão participar na última fase do concurso, na qual vão beneficiar de mentoria, por um período de 12 meses, visando a validação de ideias, troca de experiências e monitoria para a devida aplicação do prémio.
“Espero que surjam parcerias a partir da interação entre as PME, que deram corpo a este concurso, e que não se limitem, simplesmente, aos três prémios que foram atribuídos. Este foi um dos maiores e mais abrangentes concursos para PME moçambicanas e acredito que conseguimos esta proeza”, referiu o director da Banca de Clientes Comerciais do Standard Bank, João Guirengane. Os prémios, no valor total de 18 milhões de meticais irão, “certamente”, segundo enfatizou João Guirengane, “contribuir para o crescimento das PME, sem nenhuma contrapartida”.
A representante da Technoplus, Sázia de Sousa, disse, na ocasião, que participar no concurso foi uma boa aprendizagem. “Já me considerava vencedora, mesmo antes de ter sido anunciada, porque aprendi muito com os outros concorrentes e pela oportunidade de ter tido acesso a várias ferramentas. Este prémio será um reforço para a Technoplus, próximo ano”.
Por sua vez, a representante da MOBI, Heleen Henriques, disse que a empresa tem estado a trabalhar, arduamente, ao longo dos dez anos da sua existência, pois trilhar o caminho do empreendedorismo, em Moçambique, “é ainda muito difícil”.
Por último, o representante da empresa Papers & Services – Infotech, Yassfir Miá, referiu que a expectativa é de que o prémio sirva de trampolim para a empresa fazer muito mais e melhor. Para o efeito, conta já com um plano de crescimento de negócio, que pretende implementá-lo a curto prazo.
Fonte: Diário Económico de Moçambique