Os taxistas, mototaxistas e pescadores com meios licenciados vão passar, a partir desta Sexta-feira, a beneficiar de um cartão de combustível que será carregado com um saldo mensal ou semanal, para mitigar o impacto negativo do aumento do preço da gasolina, anunciou o secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue Calumbo.
Na prática, de acordo com Jorge Bengue Calumbo, que fez parte da comitiva que anunciou na Quinta-feira, em Luanda, as medidas de mitigação da remoção dos subsídios aos combustíveis, este cartão será usado no momento do abastecimento da embarcação, viatura e moto, somente para cobrir a diferença que o aumento do preço da gasolina vai trazer.
“Um táxi azul e branco, por exemplo, que em média consome 50 litros de gasolina, com o preço de 160 Kz por litro, hoje o taxista gasta em média oito mil Kz e a gasolina, saindo de 160 Kz para 300 Kz, significa que esta diferença de sete mil Kz é o valor que diariamente estará disponibilizado neste cartão de abastecimento para que, no momento de abastecer a viatura ou a moto, não haja qualquer custo adicional. Ou seja, o taxista vai gastar os oito mil Kz que sempre gastou ao preço de 160 Kz por litro de gasolina. A diferença é que o Estado cobre com este mecanismo de atribuição do cartão para abastecer”, detalhou o governante.
Quanto às características deste novo instrumento, Jorge Bengue Calumbo explicou que se trata de um cartão personalizado e válido em todos os postos de abastecimento, desde que tenha um terminal de pagamento automático, contendo a identificação do proprietário da embarcação ou veículo, ou seja, é intransmissível.
De acordo ainda com o secretário de Estado para os Transportes Terrestres, no que diz respeito aos critérios de atribuição do referido cartão, apenas será atribuído ao operador licenciado, seja mototaxista, taxista ou pescador que terão direito subsídio. “O licenciamento é a condição para o exercício da actividade. Neste momento, todas as províncias têm uma base de dados de todos aqueles operadores licenciados, e também já começaram a ser emitidos os primeiros cartões de combustível”, detalhou Jorge Bengue Calumbo. O governante detalhou que os cartões começam a ser atribuídos a partir de hoje a todos aqueles que já estão licenciados.
Em reacção a esta decisão, o presidente da Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA), Rafael Inácio, sublinhou que o organismo tem trabalhado com o Governo angolano e que a medida aprovada foi aceite pelos associados.
Relativamente à especulação de preços, Rafael Inácio admitiu que a ANATA está a desenvolver acções para que não haja especulação de preços e encurtamento de rotas, sob pena de se responder a um processo criminal. “O nosso real objectivo é defender e salvaguardar a nossa classe e vamos agora fazê-lo”, assegurou o dirigente associativo.