A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou recentemente que a Taxa de juro de referência de Moçambique para Dezembro vai manter-se pelo terceiro mês consecutivo em 18,6%.
A taxa calculada pela Associação Moçambicana de Bancos (AMB) e o Banco de Moçambique tem por base num indexante único de 13,3% (calculado pelo banco central) que se mantém inalterado e um prémio de custo que também se mantém em 5,3% (definido pela AMB).
O valor, segundo a AMB, de 18,6% da ‘prime rate’ foi fixado a 01 de Outubro, após uma descida de 30 pontos base em relação a Setembro, sendo que a próxima actualização da taxa poderá acontecer em 2022, estando agendada para o primeiro dia do mês de Janeiro.
Em 2021, a ‘prime rate’ começou em 15,5%, registou subidas em Março e Abril, para 17,8% e 18,9%, respectivamente, para depois descer até ao valor actual em Outubro.
Recorde-se que a sua criação foi acordada entre o banco central e a AMB em Junho de 2017 para eliminar a proliferação de taxas de referência no custo do dinheiro.
Na altura, foi lançada com um valor de 27,75% e desceu 915 pontos base desde então.