A taxa de juro de referência, também conhecida como prime rate, para as operações de crédito em Moçambique registou nesta Terça-feira, 01 de Novembro, a maior subida desde Março de 2021, passando de 20,6% para 22,5%, anunciou a Associação Moçambicana de Bancos (AMB).
A taxa calculada mensalmente pela AMB e pelo Banco de Moçambique (BM), como avança a Lusa, tem por base um indexante único (calculado pelo banco central), que subiu para 17,2%, e um prémio de custo de 5,3%, (definido pela AMB), que se mantém inalterado.
Trata-se da terceira subida registada este ano. Em Maio, a prime rate tinha subido 50 pontos base e em Junho cresceu 150. Na altura, a depreciação do metical e os riscos para a economia associados à Covid-19, aos ciclones e à violência armada provocaram um salto de 230 pontos base.
Os aumentos da prime rate têm estado associados à subida da taxa de juro de política monetária (taxa MIMO, que influencia a sua fórmula de cálculo pelo banco central), por forma a controlar a inflação.