A PTT Exploration and Production (PTTEP), empresa de exploração e produção de petróleo tailandesa, notificou a Bolsa de Valores da Tailândia que irá vender a operação que detém em Angola, o que dita a saída da empresa do país.
Na notificação enviada ao regulador do mercado de capitais tailandês, a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso, a PTTEP anuncia que fechou um acordo para vender à angolana Somoil a participação de 2,5% que detém no Bloco 17/06, campo de petróleo offshore localizado na costa oeste de Angola. O valor do negócio não foi divulgado, sendo que a expetativa do CEO da petrolífera, Montri Rawanchaikul, é que a venda esteja concluída em meados de 2023.
Montri Rawanchaikul, confirmou a decisão da petrolífera de vender todos os investimentos no offshore profundo do Bloco 17/06 em Angola à Somoil Bloco, subsidiária da Sociedade Petrolífera Angolana. O gestor explicou que o desinvestimento se insere na estratégia da PTTEP que pretende expandir os negócios de exploração e produção de petróleo no Médio Oriente e no Sudeste Asiático.
A decisão de alienar as ações detidas no Bloco 17/06 ocorre depois que a petrolífera ter anunciado um plano de investimentos a cinco anos avaliado em 29 mil milhões de dólares para aumentar a segurança energética na Tailândia e combater o aquecimento global. Este valor será gasto entre 2023 e 2027.