A Transportadora Aérea Angolana (TAAG) deu início nesta Terça-feira, 10, em Luanda, à segunda fase da transição das operações do aeroporto 04 de Fevereiro para o novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), comtemplando desta feita a conexão de voos comerciais domésticos entre Luanda e as cidades do Leste, nomeadamente Saurimo, Soyo, Luena e Dundo cuja conexão com Luanda.
A transição insere-se no quadro da continuidade do processo de transferência gradual das operações comerciais de passageiros do Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, em Luanda, para o AIAAN.
Soyo (Zaire) contará com cinco frequências semanais, com saídas de Luanda às Segundas, Terças, Quartas, Quintas e Sextas-feiras, sendo que no voo inaugural que saiu da capital do país as 07h00 locais embarcaram 24 passageiros.
Já Saurimo (Lunda Sul) terá sete frequências semanais, com saídas diárias de Luanda e o primeiro voo a partir do AIAAN viajaram 61 passageiros.
Para amanhã, Quarta-feira, 11, está prevista a inauguração da rota Luanda-Luena (Moxico), que contará com oito serviços e três frequências semanais, com saídas de Luanda às Segundas, Quartas-feiras e Sábados.
Enquanto isso, para Quinta-feira, 12, será feito o primeiro voo para o Dundo (Lunda Norte) que terá quatro frequências semanais, com saídas de Luanda às Segundas, Quintas, Sextas-feiras e Domingo.
A incorporação dos destinos do Dundo, Saurimo, Luena e Soyo na programação de voos a partir do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, está em conformidade com o plano de transferência faseado e em alinhamento com os níveis de serviço das demais entidades do ecossistema que contribuem para a mobilidade e serviços relacionados à nova infra-estrutura.
A TAAG informa que os serviços serão operados por uma aeronave modelo Dash 8-Q400, com capacidade para 74 passageiros (64 em classe económica e 10 em classe executiva).
*Napiri Lufánia