A Transportadora Aérea Angolana (TAAG) anunciou este Sábado, 23, que vai dar cumprimento a segunda fase da transição, que contempla as províncias do Leste, nomeadamente, Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, bem como a província do Zaire, cuja conexão com Luanda, será realizada exclusivamente via novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), a partir de Terça-feira, dia 10 de Dezembro de 2024.
Segundo uma nota da transportadora, a transição insere-se no quadro da continuidade do processo de transferência gradual das operações comerciais de passageiros do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro em Luanda, para o AIAAN, localizado no Bom Jesus, município de Icolo e Bengo.
A incorporação dos destinos do Dundo, Saurimo, Luena e Soyo na programação de voos a partir do Aeroporto Dr. António Agostinho Neto, durante o mês de Dezembro, está em conformidade com o plano de transferência faseado, e em alinhamento com os níveis de serviço das demais entidades do ecossistema que contribuem para a mobilidade e serviços relacionados ao Aeroporto Dr. António Agostinho Neto.
No entanto, detalha a TAAG, a partir do período em referência, Soyo (Zaire) contará com cinco frequências semanais, com saídas de Luanda à segunda, Terça, Quarta, Quinta e Sexta-feira, sendo o voo inaugural a partir do AIAAN no dia 10 de Dezembro de 2024; Dundo (Lunda Norte) com quatro frequências semanais, com saídas de Luanda à Segunda, Quinta, Sexta-feira e Domingo, sendo o voo inaugural a partir do AIAAN no dia 12 de Dezembro de 2024.
Igualmente, Saurimo (Lunda Sul) com sete frequências semanais, com saídas diárias de Luanda, sendo o voo inaugural a partir do AIAAN no dia 10 de Dezembro de 2024 e Luena (Moxico) com três frequências semanais, com saídas de Luanda à Segunda, Quarta-feira e Sábado, sendo o voo inaugural a partir do AIAAN no dia 11 de Dezembro de 2024.
Contudo, a TAAG garante que os serviços serão operados por uma aeronave modelo Dash 8-Q400, com capacidade para 74 passageiros (64 em classe económica e 10 em classe executiva).
“Paralelamente, a TAAG tem em curso um plano de comunicação multicanal e abrangente, de forma a manter os seus clientes, passageiros e demais stakeholders devidamente informados sobre o processo de transferência. O Aeroporto Dr. António Agostinho Neto, aporta mais eficiência e comodidade a todos os utentes, projectando Luanda, com um hub a nível regional”, lê-se no documento.