A Superbrands Angola distinguiu esta semana, em Luanda, 43 “marcas de excelência” presentes no mercado angolano, reconhecidas pelos consumidores e pelo Conselho Superbrands, dos sectores de actividades muito diversos, desde a distribuição à banca, a produtos de consumo e marcas institucionais.
Segundo uma nota enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, na 11ª edição da Superbrands Angola foram avaliadas as marcas relevantes para o consumidor e as marcas corporate, que actuam na dimensão de negócio (business-to-business), assim como, pela primeira vez, as personalidades de excelência, reconhecidas e eleitas pelo público.
Como Superbrands Geral foram distinguidas a Aliança Seguros, Alimo, Angomart, Best, Bom Dia, Bonita, CasaNova, Crntrooptico, Elephant Bet, Ensa, Fazenda Filomena, Fidelidade, Flodent, Fresmart, Germol, Luanda Medical Center, Midea, Mitsubishi, Momo, Orion, Patriota, Premier Bet, Primavera, Puma, Rádio Mais, Special, Tio Lucas, TPA, Ultra, Unitel, Valinho, Yolo, Zap.
Por sua vez, como Superbrands Corporate, foram distinguidas a Academia BAI, Authentic, DHL, Epic Sana Luanda, Espaços, Expansão, Grupo Carrinho, Grupo Cosal, Novo Jornal e Sistec.
Das 43 distinguidas, 11 foram reconhecidas pela primeira vez como marcas de excelência e, de acordo com a organização, todas têm um “forte impacto” não só no mercado angolano, mas também na própria economia e na sociedade, daí terem sido reconhecidas e destacado o seu papel no país.
“Porque acreditamos que o conceito de marca é muito mais do que uma visão comercial de empresas, já que as pessoas e profissionais também se podem tornar marcas de relevo, este ano, distinguimos igualmente, as personalidades angolanas que mais se têm destacado, nas categorias de música, influenciadores digitais, desporto e locutores de Rádio”, explica Pedro Diogo Vaz, Country Manager da Superbrands Angola, citado no documento.
De acordo com o comunicado, o tema desta edição 2024 foi a “Relação entre a Arte e as Marcas”, tendo como inspiração a escultura ‘O Pensador’. “Com este conceito, pretendemos não só homenagear o legado cultural de Angola, mas também destacar a influência das marcas na construção do futuro do país, incentivando a reflexão e a acção positiva”, justificou Pedro Vaz.
Para o Country Manager da Superbrands Angola, as empresas alcançam sucesso quando fazem as suas equipas felizes, os seus clientes e parceiros satisfeitos. “Pretendemos reconhecer isto e estimular que aconteça diariamente, incentivando também as marcas a abraçarem a sua natureza reflexiva, transformando-a num impulso de avanço, criando uma presença mais significativa e impactante no mundo”, avançou.
Na nota, a Superbrands Angola garante que a selecção das “Marcas de Excelência” foi feita “de forma idónea, independente e transparente, através de um estudo realizado junto dos consumidores, conduzido em parceria com a Key Research, e de uma avaliação do Conselho Superbrands, composto anualmente por profissionais influentes e representativos do sector”.
Nesta edição foi ainda entregue o prémio Superbrands Solidária, à instituição Grupo Amizade, que tem como missão melhorar as vidas das crianças e jovens angolanos de classes mais carenciadas, actuando nas áreas de saúde, protecção social e educação.
“A distinção Superbrands Solidária nasce da vontade da Superbrands Angola em enaltecer e premiar as causas sociais que, através da sua actuação, mais se destacam na criação de um mundo melhor”, explica a nota.
*Napiri Lufánia