A Tchiamba Inovação, start-up angolana que busca desenvolver um modelo de negócio, lançou este Sábado, 27, em Luanda, o “Bimer”, primeira plataforma digital de negócios voltada ao sector de investimento e negócio no país, que custou mais de 2 milhões de kwanzas, pouco mais de 2 mil dólares.
O valor investido permitiu cobrir toda componente da infra-estrutura, nomeadamente, a segurança, o design, a identidade visual, bem como o site, para satisfazer a necessidade financeira e empreendedoras e promover o desenvolvimento socioeconómico de Angola.
Com esta plataforma, que estará disponível na próxima Segunda-feira, 29, pretende-se criar um conjunto de oportunidades para que os jovens empreendedores tenham facilidade no acesso ao financiamento.
Em conferência de imprensa, o CEO da start-up Tchiamba, Pacheco Manuel, explicou que a plataforma foi projectada para interligar os investidores e empreendedores, a fim de massificar o intercâmbio para alavancar as iniciativas dos pequenos e grandes negócios.
“O Bimer é uma plataforma digital que garante um ambiente de negociação, cuja principal forma é feita via streaming e através de vídeos, em que os empreendedores e investidores fazem o seu pitch (apresentação de projecto ou negócio). Depois deste processo, poderão encontrar uma equipa, um financiador, um sócio, um patrocinador e um agente para alavancar o projecto”, esclareceu.
O jovem de 24 anos de idade e licenciando em Ciências e Tecnologias na especialidade de Telecomunicações pela Academia Militar do Exército (AMEX), considera que o mercado angolano tem vindo a registar o surgimento de uma diversidade de start-ups, principalmente pela sua escalabilidade, o que acaba por ser uma contribuição para a diversificação da economia.
“Queremos trazer oportunidades de acesso ao investimento e visibilidade aos projectos todos os dias”, sublinhou Pacheco Manuel.