O Standard Bank Angola (SBA) foi distinguido como o “Banco do Ano” no país, pela revista The Banker, do grupo Financial Times. A instituição foi reconhecida pelo seu “projecto inovador” OneFarm e pela expansão da sua rede de agências bancárias Ponto Azul.
De acordo com uma nota enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, o prémio foi entregue ao CEO da instituição, Luís Teles, numa cerimónia realizada na Inglaterra.
“Esta distinção é um momento de grande orgulho para o Standard Bank Angola. É acima de tudo o resultado do trabalho desenvolvido pela nossa fantástica equipa, que todos os dias faz um esforço extra pelos nossos clientes. É o reconhecimento da dedicação e entrega dos nossos profissionais em prol do propósito do SBA Angola é a nossa casa e nós promovemos o seu crescimento”, refere o CEO do SBA, citado no documento.
Segundo a revista The Banker, “este ano os juízes ficaram particularmente impressionados com a plataforma OneFarm do Standard Bank, destinada aos pequenos agricultores e aos agricultores familiares, o maior empregador do país”. A plataforma digital permite aos agricultores solicitar micro-empréstimos, através de um telemóvel USSD e registar produtos para vender a uma rede de compradores.
Desenvolvido em colaboração com a Confederação das Cooperativas Agrícolas de Angola – com base numa consulta a 1800 agricultores -, lê-se no comunicado, o serviço é o primeiro no país que permite aos agricultores pedir micro-empréstimos através de um serviço totalmente digital.
O Standard Bank expandiu igualmente a sua rede de agências bancárias Ponto Azul, estabelecendo uma parceria com a tecnológica Software Group para ampliar a sua rede em cerca de 100 agentes, realça ainda a nota de imprensa.