O projecto Heróis de Azul, do Standard Bank de Angola, em parceria com a VS Consultores, vai desenvolver em 2023 uma campanha de sensibilização nacional, com o objectivo de sensibilizar os cidadãos e as empresas sobre o cumprimento das normas de higiene e segurança alimentar, no âmbito da sua responsabilidade social.
A campanha de médio e longo prazo, apresentada recentemente durante um workshop sobre a temática, segundo o gestor de responsabilidade social do Standard Bank e coordenador-geral do projecto Heróis de Azul, Jelson Gaieta, pretende assegurar a redução do índice de contaminação alimentar.
“A iniciativa estará voltada para um grupo grande ligado às indústrias, mas também inclui as famílias. Dai termos escolhido este período do ano em que acontecem alguns descuidos relativamente à compras e armazenamento dos produtos, que podem comprometer a sua qualidade e saúde da pessoa”, acrescentou.
O responsável referiu que a campanha arranca em Janeiro de 2023, com realização de vários workshops nas escolas, centros de acolhimento e de formação, assim como em algumas comunidades que já estão mapeadas na Barra do Kwanza e do Dande. O projecto, como perspectivou, poderá também chegar nas demais províncias do país.
Segundo os chefes de cozinha e especialistas em saúde, que também são embaixadores da campanha, é necessário que um trabalho de sensibilização seja feito junto das famílias, empresas e pessoas que trabalham, sobretudo, no ramo hoteleiro, de restauração, de produção e de distribuição de alimentos, pois reconhecem que são estes os potenciais meios aos quais os consumidores aderem e nos quais existe uma maior probabilidade de contraírem doenças causadas por falta de cuidados no tratamento dos alimentos.
Na ocasião, o director-geral da VS consultores, Álvaro Figueiredo, ressaltou que existem diversas doenças transmitidas por alimentos, como a febre tifoide, a cólera e a gastroenterite, sendo muitas destas causadas por falta de higienização dos alimentos, comidas malcozidas ou a indevida conservação dos alimentos.
“É, portanto, de extrema importância a consciencialização e sensibilização junto dos operadores de alimentos, para que cuidados sejam tomados e para que haja uma maior prevenção de doenças”, disse.
Com base no plano apresentado, serão disponibilizados manuais digitais de procedimentos de boas práticas de higiene e segurança alimentar, para além de workshops, formações e acções de consultoria, totalmente gratuitas, a partir de Janeiro de 2023, a serem divulgados junto das famílias e empresas dos ramos especificados.
A realização da campanha contará com a participação de profissionais de saúde, nutricionistas, figuras públicas, profissionais do ramo hoteleiro e da restauração, com o intuito de garantir um maior alcance.
O projecto Heróis de Azul foi criado em 2018 pelo Standard Bank de Angola, onde voluntários de diferentes áreas e níveis de actuação, juntam-se para ajudar as comunidades a atender as suas necessidades básicas de saúde e educação, para melhorar a qualidade de vida das mesmas, dando-lhes ferramentas e oportunidades.