A petrolífera estatal angolana Sonangol garantiu nesta Terça-feira, 25, que a produção petrolífera do país tem estado “estável e sem declínios acentuados”, nos últimos tempos, fruto de acções em curso.
“Têm sido tomadas uma série de acções que têm estado a estabilizar o progresso do declínio. Portanto, se têm estado a acompanhar, não há um declínio hoje que traga os níveis de produção abaixo de cerca de um milhão de barris/dia”, disse o presidente da comissão executiva da Unidade de Negócios Trading Shipping da Sonangol, Luís Manuel.
Em declarações aos jornalistas, à margem da cerimónia de apresentação dos resultados das exportações petrolíferas angolanas no segundo trimestre de 2023, o responsável referiu que a produção petrolífera tem estado estacionária já há algum tempo.
“Por isso, não devemos neste momento afirmar que é um declínio que tem estado a ser na proporção, por exemplo, da variação do preço do Brent e que impacta nos resultados que temos estado a reportar”, sublinhou, citado pela Lusa.
Para Luís Manuel, os volumes exportados por Angola e o preço médio do petróleo bruto no mercado internacional constituem os factores mais relevantes em relação ao resultado que o país tem estado a alcançar.
Angola exportou um total de 94 milhões de barris de petróleo no segundo trimestre de 2023, avaliados ao preço médio ponderado de 76 dólares, e arrecadou 7,1 mil milhões de dólares.