Termina nesta Quinta-feira, 14, o processo de submissão de propostas referente ao concurso público para o investimento na Refinaria do Lobito, de acordo com uma nota da petrolífera estatal angolana, a Sonangol EP, enviada à FORBES.
Iniciado a 09 de Julho, o concurso tem como objectivo seleccionar um ou mais parceiros para, em sociedade com a Sonangol, projectar, construir, ser proprietário e operar uma refinaria de petróleo na cidade do Lobito, província de Benguela, com a capacidade de processar até 200.000 barris de petróleo por dia (bopd, na sigla em inglês), a serem implementada em uma ou mais fases.
Assim, os candidatos devem, até às últimas horas deste dia 14, enviar, para Sonangol as suas propostas de investimento, através do website da instituição, seguindo regras do concurso. “A Sonangol informa que o período para a submissão de propostas, referente ao concurso público para o investimento na Refinaria do Lobito, termina a 14 de Outubro, pelo que todos os interessados deverão submeter as propostas, até ao prazo estabelecido, de acordo com as instruções disponíveis no website https://refinariadolobito.sonangol.co.ao/”, lê-se no comunicado.
Após a fase de recolha de propostas, segue-se o acto público de validação das mesmas, no qual a multinacional angolana irá proceder à verificação do conteúdo das propostas e anunciará a conformidade das mesmas, em acto a ocorrer na província de Benguela.
De acordo com os critérios do concurso, são elegíveis a concorrer qualquer investidor, de forma individual ou por meio de consórcios empresariais, desde que demostrem idoneidade, condição legal e reputação ilesa que será verificada através de um processo de Due Diligence.
A norma do concurso determina ainda que, para se qualificarem ao mesmo os participantes devem ainda apresentar, entre outros, recursos financeiros suficientes para cobrir todos os custos de desenvolvimento e construção associados ao projecto, ou capital adequado para sustentar as a sua quota-parte na sociedade, além do que a Sonangol qualifica por capacidade técnica e organizacional para planear, implementar e gerir a referida refinaria.