A Sonangol e a Rede Nacional de Transporte de Eletricidade (RNT) assinaram, há dias, um memorando de entendimento para a distribuição de energias limpas à futura fábrica de produção de hidrogénio e amónia verde na Barra do Dande.
Segundo o comunicado da empresa petrolífera, o acordo traça as linhas mestras para o fornecimento de electricidade à fábrica de produção de hidrogénio e amónia verde, gerados por energia renovável ou por energia de baixo carbono, a ser construída na Barra do Dande.
De acordo com a Sonangol, o entendimento entre a RNT e o seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento está inserido na materialização da sua estratégia para a transição energética e busca de fontes renováveis.
“As acções de distribuição de energias limpas contam com a parceria das empresas alemãs Gauff GmbH & Co e Engineering Kg e Conjuncta GmbH, também signatárias do acordo”, lê-se no comunicado, citado pela Lusa.
O documento acrescenta que a celebração deste acordo “consolida o posicionamento da Sonangol na procura de soluções locais, para a produção de combustíveis alternativos, a partir de fontes de energia que preservem o ambiente.