A petrolífera angolana, Sonangol, foi considera pela revista África Report a terceira maior empresa do continente africano, atrás apenas da petrolífera argelina Sonatrach e da empresa sul-africana Steinhoff International Holding, que actua no sector da madeira e produção de papel, num ranking que englobou 500 companhias.
Reagindo ao facto, o presidente do conselho de administração da Sonangol, Sebastião Gaspar Martins, disse à Angop, à margem de um encontro com os trabalhadores, que a publicação do ranking anual da revista África Report está em linha com a visão da empresa de tornar-se numa referência do sector petrolífero no continente africano.
“É, sem dúvida, um grande estímulo para a agenda de reestruturação da empresa, fazendo-a mais forte, face aos desafios que se colocam, melhorando a sua organização, tendo em vista a obtenção de melhores resultados financeiros”, disse.
Sebastião Gaspar Martins revelou, por outro lado, que o programa de regeneração da empresa vai agora dar lugar ao Horizonte 2027, no qual pretende posicionar-se como um actor económico ainda mais relevante, em Angola e em África. “A dedicação de todos os nossos stakeholders é importante, em particular para os nossos colaboradores e ao nosso único accionista, o Estado”, afirmou.