A mensagem do primeiro ministro de Cabo Verde no Investiment Forum Cabo Verde, em Nova Iorque, e muito clara: “Somos um país aberto ao investimento Estrangeiro”.
Ulisses Correia e Silva discursou na sessão de abertura do evento que reuniu empresários internacionais e cabo verdianos num meeting onde se trocou experiências e falou-se das oportunidades do país.
“Cabo Verde oferece estabilidade política e social, com baixos riscos para os seus investidores. Temos estabilidade cambial, uma localização privilegiada entre Brasil, Europa e os Estados Unidos com quem temos uma relação muito próxima devido à nossa diáspora”.
Uma diáspora que, em 2022, valeu 45 milhões de dólares em investimento, um número que o primeiro-ministro quer ver crescer e para isso “estamos a construir uma plataforma aérea, marítima, digital e financeira”.
Uma população jovem, cosmopolita e empreendedora e que “é uma prioridade para o governo”, assim como, “a erradicação da pobreza extrema” no âmbitos dos compromissos assumidos na Agenda 2030.
Ulisses Correia e Silva menciona ainda a necessidade de uma maior digitalização para “fazermos uma agricultura inteligente” de forma a colmatar as intempérides e a aposta reforçada na economia azul, pois como já vem reforçando ” somos muito mais mar do que território terrestre”.
E remata falando diretamente para os investidores presentes, “como todos os países temos desafios e problema , o importante é que sintam confiança em nós”.