A Sociedade angolana de Desenvolvimento da Barra do Dande (SDBD) e a Toyota Tsusho Corporation (TTC) assinaram nesta Terça-feira, 14 de Março, um memorando de entendimento, com o objectivo de cooperarem para desenvolvimento de infra-estruturas de energia renováveis e sistema de abastecimento de água na referida zona franca, localizada na província angolana do Bengo.
Na cerimónia, que aconteceu na sede da Toyota, em Nagoya, Japão, estiveram presentes os mais altos representantes das duas companhias, nomeadamente pela SDBD Joaquim Piedade, presidente do conselho de administração, e Adilson Catala, administrador-executivo, enquanto pela Toyota foi representada por Tsusho Corporation, CEO da Tsuho Corporation Ichiro Kashitani, e Kazumasa Kimura, COO for Africa Division.
Num comunicado enviado à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, a SDBD considera o acto constitui um progresso rumo à materialização dos objectivos estratégicos na implementação de uma Zona Franca em Angola, que visa ser um impulsionador do desenvolvimento económico e social do país.
O momento foi testemunhado pelo Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, e por altas figuras do Governo de Angola, com destaque para o Ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, bem como os ministros dos Transportes, Ricardo D’Abreu, e da Economia e Planeamento, Mário Caetano João.
Na sua intervenção, o chefe de Estado angolano disse acreditar que o memorando assinado venha a reforçar a presença da Toyota e dos investimentos privados japonês em Angola e que o país tudo fará para melhorar o clima de negócio entre as nações.
Além da comercialização, a Toyota está a desenvolver um projecto no Sul de Angola, concretamente na província do Namibe, que consiste na qualificação da Baía, ampliação e modernização do porto mineiro para a exportação dos mineiros que são produzidos naquela região, avançou João Lourenço.
“É evidente que a cooperação entre o Angola e Japão não se limita em uma companhia [a Toyota]. O que pretendemos é atrair maior investimento privado japonês em Angola, da mesma forma que, no longo prazo, o empresariado angolano possa investir no território japonês”, referiu o líder angolano.
Na ocasião, o Charmain da Toyota Corporation, Ichiro Kashitani, reiterou que a empresa vai continuar a apoiar Angola na resolução das questões sociais, sobretudo as que afectam as crianças.
“O nosso lema passa por contribuir para o desenvolvimento do futuro das crianças em África e, mais uma vez, confirmamos a nossa cooperação com o Ministério da Saúde, assim como da Energia e Águas, para o desenvolvimento das energias limpas”, garantiu o empresário.
*Adnardo Barros