A Fundação Amílcar Cabral organiza nos dias 9 e 10 de setembro um simpósio internacional “Amílcar Cabral um Património Nacional e Universal”. O evento vai receber várias personalidades do mundo académica, cientistas, políticos e estudiosos da obra do líder africano conhecido pelo seu papel decisivo nas lutas de libertação da Guiné Bissau e Cabo Verde e pela sua visão humanista e revolucionária.
O simpósio contará com uma programação que abordará diferentes facetas do pensamento e legado de Amílcar Cabral. Temáticas como o contributo de Cabral para as lutas de libertação, o desenvolvimento socioeconómico de África e a centralidade da cultura no processo de transformação serão debatidas por académicos de renome. Entre oradores estão intervenções de personalidades internacionais como Hakim Adi da Universidade de Chichester, Abdoulaye Bathily, antigo Chefe da Missão Especial das Nações Unidas para a Líbia, Pedro Pires, antigo Presidente da República de Cabo Verde e companheiro de Cabral na luta pela Independência e familiares de Amílcar Cabral.
Além das sessões académicas, o simpósio integrará momentos culturais, uma exposição e lançamentos de livros, que ajudarão a contextualizar a vida e a obra de Amílcar Cabral.
O simpósio está enquadrado nas comemorações do centenário do nascimento de Amílcar Cabral que se celebra a 12 de setembro e para o qual estão agendadas várias iniciativas culturais.
O simpósio internacional terá lugar em duas fases: nos dias 09 e 10 de setembro na Universidade de Cabo Verde, e nos dias 11 e 12 de setembro no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), na Guiné-Bissau.