O sector mineiro angolano “está hoje focado na diversificação da produção, para além dos diamantes e rochas ornamentais, tendo iniciado a produção de ouro, minério de ferro, manganês e outros minerais industriais”, referiu há dias, na cidade de Beijing, China, o ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.
“Actualmente, estão em fase de desenvolvimento projectos para a produção e transformação de cobre, rocha fosfatada, nióbio e seus associados de liga de ferro-nióbio, alumínio e fosfato amarelo e branco, bem como a produção de elementos de terras raras”, elencou no Sábado passado o governante, durante o Fórum de Negócios Angola – China.
Do ponto de vista do conhecimento geocientífico, apontou o titular da pasta dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, o país realizou um estudo em todo o território nacional, com a contribuição de várias empresas, entre elas uma empresa chinesa, que diz estar a proporcionar “informação valiosa aos operadores”, auxiliando-os na tomada de decisão para realizar o investimento mineiro.
“Fruto deste estudo estão já a trabalhar em Angola, empresas multinacionais como a Rio Tinto, Angloamerican, De Beers e Ivanhoe Mines. Temos empresas chinesas a operar neste ramo e é nosso desejo que outras empresas chinesas também se juntem a nós”, manifestou.
No que toca aos diamantes, aludiu que Angola tem um elevado potencial para a exploração e produção deste mineral, tendo recentemente inaugurado a mina do Luele, considerada uma das maiores do mundo, para além da bem conhecida mina de Catoca.
“De referir que temos um país que oferece ainda muitas oportunidades em termos de descobertas de kimberlitos de grandes dimensões. Desafiamos aqui os presentes para que a próxima grande mina de diamantes seja fruto da descoberta por uma empresa chinesa”, augurou Diamantino Azevedo, acrescentando que visando conferir maior transparência na comercialização de diamantes, está a ser implementada a Bolsa de Diamantes de Angola.
Para além dos projectos emblemáticos, disse, as empresas chinesas são investidoras e operadoras em vários outros projectos mineiros de exploração de diamante, rochas ornamentais, quartzo, areia siliciosa, minério de manganês, ferro e chumbo.