O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, inicia nesta Segunda-feira, 30, uma visita de três dias, a primeira desde que assumiu o cargo, a Angola, país que preside a organização.
Num comunicado enviado à imprensa, a CPLP refere que, durante a sua estadia, Zacarias da Costa vai ser recebido em audiência pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço, que é também presidente em exercício da organização comunitária lusófona.
Fonte oficial disse à Lusa que o encontro com João Lourenço deverá realizar-se a 31 de Agosto, Terça-feira, segundo dia de visita oficial do timorense, que foi indicado no cargo, na XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da organização, realizada a 17 de Julho, em Luanda.
Zacarias da Costa assumiu as funções como secretário-executivo em 01 de Agosto, cerca de duas semanas depois de ter sido nomeado, sucedendo ao português Francisco Ribeiro Telles.
Na cimeira em, que Angola assumiu a presidência da CPLP, sucedendo à presidência cabo-verdiana, e que teve como ponto mais alto a aprovação do Acordo de Mobilidade no espaço da comunidade – já ratificado por dois Estados-membros [Cabo Verde e São Tomé e Príncipe] –, os chefes de Estado e de Governo comprometeram-se a reforçar a parceria entre os países lusófonos, na área do comércio e do investimento, para promover a recuperação económica pós-pandemia da Covid-19 e abriram caminho para a criação de um quarto pilar na organização: o económico.
Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove Estados-membros da CPLP, que celebrou 25 anos de existência em Julho.