O Nova SBE WiTH Africa, em parceria com o Nova SBE Data Science Knowledge Center e o Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality, lançaram uma actualização da sua plataforma com a disponibilização de uma nova funcionalidade que permite a geração e download de relatórios personalizados sobre o desempenho do turismo nos países africanos.
De acordo com uma nota enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, a plataforma foi criada de forma automática e, com base nos dados mais recentes, os WiTH Africa Country Reports são gerados com recurso à Inteligência Artificial Generativa (para a interpretação de dados e produção de textos), fornecendo diversas informações e interpretações sobre os dados de desempenho turístico de todos os países africanos.
“A informação disponibilizada nos WiTH Africa Country Reports resulta de extenso trabalho de recolha de dados pela equipa WiTH Africa e baseia-se nas informações mais recentes e actuais disponibilizadas por inúmeras empresas/entidades da área do turismo (ForwardKeys, OMT – Organização Mundial do Turismo, Nações Unidas, OIT – Organização Internacional do Trabalho, Banco Mundial, UNESCO, Fórum Económico Mundial, entre outros)”, sublinha a nota.
A nota realça também que, reunindo informação concreta sobre o país em análise e sobre o ecossistema do turismo no continente africano, os WiTH Africa Country Reports destinam-se a decisores que, nas áreas do turismo, finanças e comércio necessitam de tomar decisões informadas e baseadas em dados sólidos e reais sobre o turismo local.
“As análises aprofundadas sobre o desempenho do turismo nos vários países africanos que podem ser extraídas destes relatórios permitem ainda que esses decisores façam avaliação de riscos e identifiquem potenciais desafios e oportunidades de negócio em países específicos”, lê-se na nota.
A nova funcionalidade, segundo o documento, está já disponível na plataforma WiTH Africa, podendo os utilizadores de forma rápida e imediata aceder à informação e analisar facilmente os dados, por país, eliminando assim a necessidade de demoradas pesquisas e recolhas manuais.
A plataforma foi lançada pela Nova SBE, através do Westmont Institute for Tourism and Hospitality e do Data Science Knowledge Center, em Março de 2022, com o objectivo de promover uma comunidade de conhecimento para apoiar o planeamento e a tomada de decisão no domínio do turismo em África. Permite desenvolver ferramentas para monitorizar a evolução do sector do turismo, divulgar o conhecimento para que este possa ser utilizado para aconselhar as políticas e estratégias empresariais, bem como dinamizar um espaço de colaboração activa entre organizações.
“Destinada aos decisores da área do turismo nos sectores público e privado, assim como à academia, a plataforma funciona como um agregador de fontes de dados relevantes para o desenvolvimento turístico em África, centralizando, num único espaço, informação relevante neste domínio. Disponibiliza ainda as últimas tendências no sector do turismo em África, bem como indicadores que permitam acompanhar o desempenho dos diversos países em matéria de turismo”, conclui a nota.