A União Europeia financiou, através do projeto “Procultura a Rádio Somos Todos Primos (RSTP)”, a primeira rádio digital são-tomense, criada por jovens que querem contribuir para o aprofundamento da liberdade de imprensa e da democracia no país.
Com o financiamento da União Europeia e da Cooperação Portuguesa, nos últimos dois anos a RSTP adquiriu equipamentos e formou colaboradores em São Tomé e Príncipe, tendo inaugurado o estúdio de produção e emissão na capital são-tomense.
“Nós acreditamos na RSTP e no impacto que este projecto está a produzir no nosso país e estamos disponíveis a trabalhar mais e cada vez melhor se todas as condições estiverem criadas […], a nossa ambição é transmitirmos a Rádio Somos Todos Primos para todo o território nacional em FM e tudo faremos para atingirmos esta meta”, afirmou o director e fundador da RSTP, Guedes Medeiros.
A adida da cooperação da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe, Paula Pereira, sublinhou que a RSTP “foi o primeiro projecto aprovado no país pelo Procultura – projecto de promoção do emprego em actividades geradoras de rendimento do sector cultural, nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste -, financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões I.P e cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Segundo Paula Pereira, o apoio foi fruto do “reconhecimento do potencial e do trabalho que estava a ser feito e da expectativa de uma real contribuição da diversidade cultural, à cidadania em São Tomé e Príncipe e para a criação de valor económico, também através de criação de postos de trabalho sustentável e duradouro”.
De acordo com a Lusa, A RSTP é a primeira rádio digital com emissão 100% online de São Tomé e Príncipe, com conteúdos audiovisuais transmitidos no website www.rstp.st e pelas redes sociais Facebook e Youtube.
A RSTP é uma rádio online fundada há mais de 12 anos por jovens são-tomenses, residentes na altura em Portugal, para a promoção da cultura, músicas e acontecimentos de São Tomé e Príncipe.