Uma chefe de cozinha de Santa Maria da Feira participou na última Sexta-feira, 30 de Junho, numa feira de turismo, em Macau, que a cidade portuguesa encara como uma oportunidade de atrair mais visitantes chineses.
A chefe Sara Santos disse que iria preparar um bacalhau à brás mas com cogumelos shiitake, servidos sobre a tradicional fogaça, com carne marinada por cima e “o tradicional bacalhau com sabores de São João”.
A demonstração juntou na 11.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau (MITE, na sigla em inglês) dezenas de cidades criativas da gastronomia da Unesco, incluindo Santa Maria da Feira e as cidades brasileiras de Paraty, Belém, Belo Horizonte e Florianópolis.
Apesar do tempo em palco ser curto, Sara Santos sublinhou a “grande união também entre todos os participantes que se vão conhecendo, em uma partilha de experiências e conhecimento”.
A chefe de cozinha considera que a aposta na gastronomia, nos sabores, produtos locais e tradicionais é um dos caminhos para chegar a todo o lado. “Conseguir chegar às pessoas através da gastronomia aquece a alma e o corpo”, acrescentou, citada pela Lusa.
Santa Maria da Feira tornou-se, em 2021, a primeira – e para já a única – cidade criativa da gastronomia da Unesco em Portugal, um trunfo que o presidente da Câmara Municipal quer usar para desenvolver o turismo.