Aquiles Barros quando fala de Castelbel não pára. Desde criança que a sua vida se une ao universo dos sabonetes portuenses. O seu nome foi-lhe dado para homenagear o padrinho, Aquiles de Brito, dono da empresa, com sede em Castêlo de Maia. Porém, o actual líder da Castelbel nem sempre esteve ligado a esta histórica marca nacional.
O percurso profissional de Aquiles Barros foi feito na Engenharia Química. Dava aulas na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto quando foi chamado pelo filho de Aquiles de Brito para dar uma ajuda na Ach Brito. E avançou. Mais tarde saiu por desentendimentos com a direcção de produção e regressou à universidade. Mas não ficou por lá muito tempo.
Aquiles Barros quando fala de Castelbel não pára. Desde criança que a sua vida se une ao universo dos sabonetes portuenses.
Aquando da sua estada na Ach Brito conheceu Jon Bresler, especialista norte-americano em cosméticos responsável pelo relançamento da linha Claus no início dos anos 1990. Este, em 1999, desafia Aquiles Barros a montar uma produção de sabonetes para exportar para os EUA. “Foi assim que nasceu a Castelbel, com o senhor que desenvolveu a linha Claus comigo”, recorda o empresário, vendendo em exclusivo para a LAFCO, a empresa de Jon. Um único cliente que desapareceu em 2003 com a quebra das vendas na sequência do atentado terrorista de 11 de Setembro de 2001. “Ele foi-se embora, mas nós não fechámos”, lembra o co-fundador. Foram seis meses de falência iminente, com 14 postos de trabalho em risco.
Saiba como Aquiles deu a volta e construiu uma das marcas portuguesas mais conhecidas de sabonetes na FORBES de Novembro, nas bancas.