A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) e a Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário (FDC) lançaram o projecto ReviengAngola durante a reinauguração do campo F.C. Vila Clotilde, em Luanda. As instalações foram reabilitadas como parte deste programa, que visa a requalificação e construção de infraestruturas desportivas focadas nos escalões de formação.
A cerimónia, presidida pela Primeira-Dama de Angola, Ana Dias Lourenço, contou com a presença de destacadas figuras nacionais e internacionais, incluindo as Primeiras-Damas de Cabo Verde, Moçambique, Nigéria e São Tomé e Príncipe, bem como o Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, e a Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto. O evento também foi marcado pela homenagem a Fernando José Matos de Sousa, que está há 57 anos no F.C. Vila Clotilde, primeiro como jogador e agora como membro da Direcção do clube.
De acordo com a nota enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, O programa ReviengAngola, com a Primeira-Dama como madrinha, é uma iniciativa nacional destinada a criar condições para a formação de novos atletas e para a melhoria das selecções nacionais. Este projeto pretende transformar estruturas devolutas em espaços desportivos funcionais e incubadoras de novos talentos, promovendo a prática desportiva e uma vida saudável.
Durante a cerimónia, foram realizados jogos de basquetebol nos escalões Sub-14 e demonstrações de karaté, golfe e esgrima. O F.C. Vila Clotilde, fundado em 1953, conta atualmente com 305 atletas nas modalidades de basquetebol, karaté, golfe e esgrima. O ReviengAngola visa melhorar as condições para os clubes de formação e, futuramente, beneficiar a sociedade angolana ao transformar jovens em atletas e cidadãos produtivos.