As receitas do Estado cabo-verdiano aumentaram 23,8%, até a Abril, em termos homólogos, para 166,8 milhões de euros, impulsionadas pelo crescimento dos impostos arrecadados.
De acordo com dados do Relatório Síntese da Execução Orçamental, este desempenho resulta essencialmente do aumento da arrecadação de impostos (22,6% face ao mesmo período de 2022) e dos donativos recebidos.
No documento, provisório, do Ministério das Finanças do país, refere-se ainda que as despesas totais aumentaram 4,7% até Abril, face ao executado um ano antes, para 166,1 milhões de euros. O Estado de Cabo Verde arrecadou assim, em quatro meses, 28,7% dos 589 milhões de euros das receitas orçamentadas pelo Governo para todo o ano.
Nas receitas, o Imposto sobre o Rendimentos das Pessoas Singulares (IRPS) cresceu 1,8% até Abril, para quase 13,5 milhões de euros, enquanto o Imposto sobre os Lucros das Empresas (IRPC) aumentou 88%, também em termos homólogos, para 11,6 milhões de euros.
“A performance de arrecadação resulta do aumento da cobrança de dívidas negociadas em prestações em sede deste imposto [IRPC], que no período totalizou 660 mil euros”, lê-se no relatório citado pela Lusa.