A Huawei, multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações, encerrou o ano 2020 com receitas de 136,7 mil milhões de dólares, valor que, segundo relatório da empresa sobre o desempenho dos negócios a que a FORBES teve acesso, está em linha com as previsões dos seus gestores.
O montante das receitas obtidas no ano passado, indica o documento, traduz-se num aumento anual na ordem dos 3,8%, sendo que o lucro líquido atingiu 9,9 mil milhões de dólares, um crescimento de cerca de 3,2% face a 2019.
No relatório pode ler-se que a Huawei continuou com operações estáveis de mais de 1.500 redes em mais de 170 países e regiões, onde disponibilizou uma experiência conectada de elevada qualidade com a implementação de mais de 3.000 projectos de inovação 5G, em mais de 20 sectores, tais como mineração de carvão, produção de aço, portos e instalações industriais.
“Estes números, que consideramos positivo, é todo resultado das grandes apostas da Huawei em 2020 na inovação, com o intuito de criar valor junto dos nossos clientes, de forma a ajudar a combater a pandemia e apoiar a recuperação económica e o progresso social em todo o mundo”, afirma Ken Hu, vice-presidente da Huawei, citado no documento.
Por outro lado, de acordo com o vice-presidente, a multinacional tirou partido da actual conjuntura para melhorar e potenciar ainda mais as suas operações, acrescentando que vão manter uma estreita colaboração com clientes e parceiros para apoiar o progresso social, o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável.
Aposta no ecossistema digital
O relatório da Huawei avança também que em 2020, a área de Enterprise Business Group da empresa intensificou os esforços para desenvolver soluções inovadoras baseadas em cenários e criar um ecossistema digital que alcança prosperidade, através da criação conjunta e do sucesso partilhado.
A título de exemplo, destaca que, durante a pandemia, a Huawei disponibilizou conhecimento técnico e soluções vitais na luta contra o vírus, como foi o caso da solução de diagnóstico assistido por Inteligência Artificial baseada no Huawei Cloud, que ajudou hospitais a nível mundial a reduzir o esforço sobre a sua infra-estrutura médica.
A Huawei também colaborou com parceiros para lançar plataformas de formação online, baseadas na cloud para mais de 50 milhões de alunos do ensino básico e secundário.