O Produto Interno Bruto (PIB) de Angola fixou-se em 0,3% nos primeiros três meses de 2023, em termos homólogos, e recuou 1,1% face ao trimestre anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) do país.
Segundo a Folha de Informação Rápida, publicada pelo INE, esta é a primeira vez que o PIB trimestral desliza para terreno negativo desde o segundo trimestre de 2021.
O recuo na actividade de exploração e refinação de petróleo 1,11 pontos percentuais (pp) esteve na base da variação trimestral negativa e crescimento anémico do primeiro trimestre de 2023. Também tiveram impacto negativo as actividades de transporte e armazenagem 0,80 pp, extracção de diamantes (0,59 pp), pesca (0,56 pp), intermediação financeira e de seguros (0,08 pp).
Em termos homólogos, o Valor Acrescentado Bruto (VAB) do petróleo teve uma queda de 8,0%, no primeiro trimestre de 2023, em relação ao trimestre homólogo, contribuindo negativamente em 2 pp para a variação total do PIB. Esta variação é resultante das perdas na produção planeadas e não planeadas por razões operacionais, acrescenta o INE.
Em sentido contrário, o VAB teve um crescimento de 22,9% face ao trimestre homólogo, contribuindo positivamente em 0,32 pp para a variação total do PIB, um aumento significativo que se deveu à produção industrial de diamantes provenientes da mina do Luaxe e Tchegi.
De acordo com a Lusa, também a agricultura teve um desempenho positivo, ao contrário das pescas, afectadas pela baixa captura da pesca marítima, associada a factores climáticos (migração das espécies).
Os transportes foram a actividade com maior crescimento homólogo (27,1%, no primeiro trimestre de 2023), contribuindo positivamente em 0,81 pp para a variação total do PIB. “O aumento deveu-se ao crescimento exponencial no sector, fruto de aumento de frequências de voos regionais e intercontinentais e aumento da frota de autocarros”, justifica o INE.